sábado, 27 de agosto de 2011

Conferência Empresarial debate temor da indústria brasileira com sucateamento

ACESSE NOSSOS ENDEREÇOS NA REDE:
TWITTER: http://twitter.com/forumsul ou @forumsul

Palestra de Ernoe Eger na Conferência Empresarial

O temor do sucateamento da indústria brasileira foi um dos principais temas abordados durante a segunda edição da Conferência Empresarial, realizada na última quinta-feira, 25 de agosto na cidade de Gaspar. Na oportunidade, 50 empresários e executivos, todos com poder de decisão nas empresas da região, puderam interagir e atualizar seus conhecimentos com as novas estratégias de mercado para alavancar negócios, durante as apresentações dos quatro conferencistas convidados, tendo “Estratégias de Negócios” com temática principal, proposta pela Forumsul, empresa organizadora do evento.

Uma das palestras que mais tiveram interação foi proposta pelo executivo Ernoe Eger. Ele trouxe ao seleto grupo de empresários o tema “Estratégias de negócios para transformar situações negativas em positivas”. Começou falando sobre a preparação do clima organizacional nas empresas. "Se você olhar nos olhos de seus colaboradores e houver retribuição, o clima é bom e será mais fácil propor mudanças", sugeriu, acrescentando que esse processo é composto por seis fases: a negação, a resistência, a exploração, a aceitação, o envolvimento e o comprometimento.

Comparou o Brasil às potências orientais e destacou que o país é rico em energia e recursos naturais. Por outro lado, é um pobre em outros aspectos. O Japão, por sua vez, é pobre em recursos naturais, mas é um país rico

O temor com o sucatamento das indústrias brasileiras também foi lembrado. Ernoe. Lembrou que ‎70% das exportações brasileiras são de commodities. "O governo está matando a indústria brasileira para manter a inflação baixa", lamentou, complementando que a degradação do parque fabril brasileiro e a perda de know-how, são alguns dos riscos que o Brasil corre ao só exportar commodities.

E ensinou: “A regra básica para um bom administrador é investir a cada ano o mesmo valor que seu equipamento depreciou.

O que ocorre hoje com a China não é nenhuma novidade para Ernoe, que já atuou com executivo europeu, relembrando que isso já foi ocorreu na década de 60 com o Japão, e nos anos 70, nos países chamados “Tigres asiáticos”

Para se nivelar em qualidade com outros países, a China terá que se nivelar em custo no entendimento de Ernoe. Ao comparar o gigante oriental com o Brasil foi taxativo: “O problema não está no sistema. O problema reside nas pessoas”, finalizou.

Novas estratégias na era digital
A Conferência Empresarial iniciou com o tema “As novas estratégias de mercado na era digital”, apresentado por pelo empresário paulista Nelson Acar. Em sua conferência, o executivo propôs o cinema como um mercado a ser explorado. “É o novo varejo digital", defende, se consistindo em uma enorme oportunidade de rentabilizar os investimentos em comunicação.

Para ampliar a presença da empresa neste mercado, Acar sugere a ampliação de investimentos nesta mídia e em negócios em torno de salas de cinema. Citou, por exemplo, as propagandas antes do início de um filme, onde o ideal e despertar o interesse do consumidor para visitar seu site já preparado para vender produtos.

Em São Paulo as construtoras já utilizam essa mídia, convidando esse consumidor a visitar seu estande após a sessão de ciinema. Essa ação conta, inclusive com a tecnologia do celular, com mensagens personalizadas. ”As empresas precisam estar preparadas para gerar negócios em torno das salas de cinemas. É um mercado em expansão”, comentou o especialista em mídias sociais.

O cinema também vai ganhar corpo no mundo corporativo, destinando seu espaço, quando ocioso, para o treinamento de equipes, realização de eventos, vídeo conferências e palestras. “Mas para alcançar os resultados esperados é preciso identificar esse público, seus hábitos e a freqüência com que vai ao cinema”, destacou Acar, acrescentado que isso é necessário, pois o publico de cinema é muito heterogênio.

Informação: a alma da estratégia de negócios
Na conferência “Gestão da Informação: a alma da estratégia de negócios”, ministrada por Cássio Henrique Furtado Ramos, os executivos presentes analisaram o comportamento dos consumidores, onde é preciso levar em conta o racional e o emocional, concluindo que realizar somente pesquisa para colocar um produto no mercado pode não ser o suficiente.

Cássio apresentou números para defender sua tese. Em 1989 sete em cada 10 produtos lançados fracassavam. Em 2009 esse número aumentou: nove em cada 10 produtos lançados falhavam, mesmo com o aumento dos investimentos em pesquisas.

O conferencista assinalou que ‎85% de nossas ações vêm do inconsciente e uma avaliação errada pode causar impacto no produto. “O segredo está na mistura do bolo. As pessoas não sabem o que querem até que você mostre para ela que é possível”, ensinou, acrescentando que nem sempre é possível entender os próprios desejos.

“Conscientemente, não sabemos o que queremos e será cada vez mais difícil entender o que as pessoas procuram”, finalizou.

Case Hering: Estratégia de mercado para o crescimento
Como uma empresa saiu de um processo de crise e ampliou seu faturamento de R$ 300 milhões para RR 1 bilhão em pouco mais de cinco anos. Carlos Tavares D´Amaral, diretor administrativo da Cia Hering, finalizou a Conferência Empresarial, mostrando o case Estratégia de mercado para o crescimento.

Amaral relembrou que o primeiro contato da empresa com o varejo ocorreu em 1994, mas a ação só começou a tomar corpo a partir do início dos anos 2000. Entre 2000 e 2003, a Hering faz uma ampla reestruturação operacional. Reduz marcas, prioriza a rentabilidade e começa a agregar valor às marcas em razão das lojas.

Entre os anos de ‎2003 e 2006, a Hering viveu um período de reestruturação financeira, com renegociações de dívidas. Foi o início de uma nova era. A empresa poderia voltar a crescer. Já nos anos de 2006 e 2007, a empresa blumenauense relançava ações no mercado (IPO).

Era momento de um novo plano estratégico de negócios, baseado em três pilares com objetivo de reconquistar o consumidor B e C: A empresa se reposicionou como marca acessível e expandiu a Hering Stores complementada pelo varejo.

Atualmente a estrutura de venda da Hering conta com ‎375 lojas Hering Store, sendo 45 próprias e 330 franqueadas. Conta ainda com três Herings Kids, 77 PUC, 01 loja Dzarm e 16 franquias no mercado internacional. As vendas pela internet já representam o maior faturamento.

A estrutura produtiva da Hering também foi apresentada, mostrando suas ampliações e projetos futuros. A empresa conta com fábricas em Santa Catarina, Goiás e uma unidade no Nordeste, além de escritório em São Paulo.
Uma mudança que resultou na valorização da marca. O preço da marca Hering aumentou, passando dos 156 milhões que valia há cinco anos para R$ 5,6 bilhões.

Por fim, Amaral mostrou o Museu da Hering. O espaço cultural foi aberto com recursos da lei de incentivo à cultura, com foco na educação infantil. A entrada franca e mais de 2.500 visitas já foram registradas em pouco mais de um ano de funcionamento.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Estratégia de mercado na era digital abre a Conferência Empresarial nesta quinta, em Gaspar

ACESSE NOSSOS ENDEREÇOS NA REDE:
TWITTER: http://twitter.com/forumsul ou @forumsul


Ernoe Eger


Cássio Furtado Ramos


Carlos D´Amaral


Nelson Acar
O tema “As novas estratégias de mercado na era digital”, ministrado pelo empresário paulista Nelson Acar, abre o ciclo de debates da segunda edição da Conferência Empresarial, nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, no Fazzenda Park Hotel, em Gaspar. O evento contará com a participação de empresários e executivos da região, num formato que propicia uma ampla interatividade e que tem como temática principal “As Estratégias de Negócios”. Outros três conferencistas completam a programação, previsto para encerrar no início da noite. A promoção é da empresa blumenauense Forumsul.

A Conferência Empresarial começa às 9 da manhã, com o credenciamento e abertura. A primeira apresentação do dia, às 10h15, será com o empresário paulista Nelson Acar e o tema: “As novas estratégias de mercado na era digital”. A partir 11h15, os participantes inscritos terão 45 minutos para debater e interagir sobre o assunto.

Em sua conferência, Nelson Acar vai propor um debate em torno das consequências mercadológicas após a implantação das comunicações digitais, além mostrar as inúmeras possibilidades de negócios a partir dos modelos de comunicação existentes atualmente.

Nelson Acar atua na área de tecnologia digital. É especialista nas novas mídias digitais, possuindo uma ampla experiência em estratégias mercadológicas. Formado na FGV em administração de empresas, atualmente cursa mestrado e doutorado acadêmico na mesma instituição. Foi diretor de marketing da American Express e gerente de marketing e de Client Service na Anderson Clayton Gessy Lever e na A. C. Nielsen.

O case “Estratégias de negócios para transformar situações negativas em positivas” será apresentado por Ernoe Eger, a partir das 13h30. Líder empresarial, nascido em Blumenau, Ernoe Eger tem grande vivência na condução de multinacionais e de empresas do Vale do Itajaí, também com passagem pela na Europa.

Complemento da programação
“Gestão da Informação: a alma da estratégia de negócios” será a apresentação comandada por Cássio Henrique Furtado Ramos, a partir das 15h45. O executivo é administrador de empresas, atualmente diretor executivo da Qualytool Consulting Group, com grande experiência em segurança da informação e gestão estratégica.

Por fim, encerrando a Conferência Empresarial, os participantes conhecerão o case “Estratégia de mercado para o crescimento”, com Carlos Tavares D´Amaral, diretor administrativo da Cia Hering. Amaral é diretor administrativo da Cia Hering desde 2001, onde trabalha há 36 anos.

Moderador dos debates
O empresário Roberto Araujo de Lucena terá a missão de moderar os debates. Empresário e engenheiro pela UFPE, com pós-graduação em marketing pela FURB/INPG, Lucena dirige a Cross Cultural idiomas, com sede em Blumenau e filial em Joinville.

O modelo da Conferência Empresarial
Como ocorreu na primeira edição, realizada em maio, em Balneário Camboriú, quando o tema foi “Liderança Executiva”, a Conferência Empresarial está formatada para proporcionar o máximo de interação entre os participantes inscritos e os quatro especialistas convidados. Será disponibilizando o tempo que for necessário para discutir e debater os temas e interagir.

Maiores informações e inscrições poderão ser obtidas pelo telefone: (47) 9643-5151, pelo site www.forumsul.net.br ou pelo e-mail: contato@forumsul.net.br.

A Conferência Empresarial do dia 25 de agosto é patrocinada pela Sênior S/A, Jornal de Santa Catarina e a Tô Indo Agência de Turismo. Conta com o apoio da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Associação Comercial e Industrial de Gaspar (ACIG), ABRH, ACIMVI, Intersindical Patronal, Sescon, AMPE de Gaspar, Codeic da Itoupava Central, Render Psicodinâmica em Negócios, Rádio Nereu Ramos, Jornal Metas de Gaspar, Sulvimes, Pérgola, Site de Blumenau, Cedap Corporativa e Qualytool Consulting Group.

A PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA EMPRESARIAL

09 até 10 horas – Credenciamento
10 horas até 10h15 – Abertura
10h15 até 11h15 – Nelson Acar: As novas estratégias de mercado na era digital
11h15 até 12 horas – Debate
12h00 até 13h30 – Almoço
13h30 até 14h45 – Case 1 - Ernoe Eger: Estratégias para transformar situações negativas em positivas
14h45 até 15h30 – Debate
15h30 até 15h45 – Coffee Break
15h45 até 16h30 – Cássio Furtado Ramos: Pesquisa e planejamento como orientadores efetivos da estratégia de negócios
16h30 até 17h15 – Debate
17h15 até 18 horas – Café Colonial
18 horas até 18h45 – Case 2 - Carlos D´Amaral (Hering): Estratégia de mercado para o crescimento
18h45 até 19h30 – Debate
19h30 até 19h35 – Encerramento
A partir das 19h35 - Happy Hour com degustação de vinhos

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Conferência Empresarial debate a gestão da informação como estratégia nos negócios

ACESSE NOSSOS ENDEREÇOS NA REDE:
TWITTER: http://twitter.com/forumsul ou @forumsul


No mundo corporativo, a informação se transformou num diferencial para os negócios. Para não se perder competitividade, somente o investimento em pesquisas por parte as organizações não é o suficiente. É preciso entender o mercado, suas tendências e que aquilo que o consumidor quer está além das perguntas bem elaboradas. O tema “Gestão da Informação: a alma da estratégia de negócios” será a terceira palestra, de uma série de quatro, programadas para a Conferência Empresarial, na próxima quinta-feira, dia 25 de agosto, no Fazzenda Park Hotel, em Gaspar. O tema será abordado pelo administrador de empresas Cássio Henrique Furtado Ramos.

A velocidade do mercado não permite erros nas corporações na avaliação de Cássio Ramos. Estudos apontam que até 1989, quando não existiam tantos investimentos em pesquisa, sete em cada 10 produtos falhavam. Em 2010 com investimentos pesados em pesquisas, nove em cada 10 produtos falharam. Para Cássio, apenas pesquisa não é o suficiente. É necessário entender o mercado, suas tendências e o que o consumidor quer está muito além de perguntas bem elaboradas. “O segredo do sucesso desta estratégia está nos perfeito entendimento destes componentes. Muitas vezes além do que o nosso próprio cliente enxerga”, raciocina o administrador de empresas. A palestra de Casio está programada para às 15h45.

Cássio Henrique Furtado Ramos é executivo e administrador de empresas, atualmente diretor executivo da Qualytool Consulting Group, com grande experiência em segurança da informação e gestão estratégica. Com atuação nacional e internacional em estratégia e risco, atende algumas das maiores empresas do mundo em telecomunicações, mineração, petróleo, metalurgia e instituições financeiras. Faz palestras em todo Brasil, abordando temas como estratégia de negócios e gerenciamento de riscos.

A conferência
O mundo real dos negócios será novamente compartilhado por líderes e gestores de sucesso, durante a segunda edição da Conferência Empresarial, agora com o tema: “Estratégias de Negócios”. A promoção da empresa blumenauense Forumsul contará com a participação de quatro conferencistas brasileiros. Empresários renomados que durante todo o dia irão apresentar seus cases e apresentar sua vivência com os temas propostos.

A Conferência Empresarial começa às 9 da manhã, com o credenciamento e abertura. A primeira apresentação do dia, às 10h15, será com o empresário paulista Nelson Acar e o tema: “As novas estratégias de mercado na era digital”. A partir 11h15, os participantes inscritos terão 45 minutos para debater e interagir sobre o assunto. Nelson Acar atua na área de tecnologia digital. É especialista nas novas mídias digitais, possuindo uma ampla experiência em estratégias mercadológicas.

O case “Estratégias de negócios para transformar situações negativas em positivas” será apresentado por Ernoe Eger, a partir das 13h30. Líder empresarial, nascido em Blumenau, Ernoe Eger tem grande vivência na condução de multinacionais e de empresas do Vale do Itajaí, também com passagem pela na Europa.

Por fim, o case “Estratégia de mercado para o crescimento”, com Carlos Tavares D´Amaral, diretor administrativo da Cia Hering, fecha a programação da Conferencial Empresarial. Amaral é diretor administrativo da Cia Hering desde 2001, onde trabalha há 36 anos, e vice-presidente da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB).

Moderador dos debates
O empresário Roberto Araujo de Lucena terá a missão de moderar os debates. Empresário e engenheiro pela UFPE, com pós-graduação em marketing pela FURB/INPG, Lucena dirige a Cross Cultural idiomas, com sede em Blumenau e filial em Joinville. Participa ativamente em diversas entidades como ACIB, ACIJ e no Sindicato de Escolas de Idiomas, onde atuou como presidente por nove anos. Foi presidente do Rotary Club Hermann Blumenau, onde liderou missões rotarianas para Nigéria e Canadá.

O modelo da Conferência Empresarial
Como ocorreu na primeira edição, realizada em maio, em Balneário Camboriú, quando o tema foi “Liderança Executiva”, a Conferência Empresarial está formatada para proporcionar o máximo de interação entre os participantes inscritos e os quatro especialistas convidados. Será disponibilizando o tempo que for necessário para discutir e debater os temas e interagir.

No modelo proposto pela Forumsul, 50% do tempo é destinado para a apresentação do conferencista. “O restante é destinado à interação e troca de experiências”, explicou o executivo Carlos Joos, da Fórumsul.

Outro diferencial importante é o fato dos temas das palestras não estar ligados à venda de produtos ou serviços. “O objetivo é apresentar conteúdos e motivar debates, a troca de experiências e fomentar futuros negócios”, salientou Carlos Joos.

Vagas limitadas
A Conferência Empresarial tem inscrições limitadas a 70 empresários. O objetivo garantir a interação e a geração de oportunidades de negócios.

Maiores informações e inscrições poderão ser obtidas pelo telefone: (47) 9643-5151, pelo site www.forumsul.net.br ou pelo e-mail: contato@forumsul.net.br.

A Conferência Empresarial do dia 25 de agosto é patrocinada pela Sênior S/A, Jornal de Santa Catarina e a Tô Indo Agência de Turismo. Conta com o apoio da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Associação Comercial e Industrial de Gaspar (ACIG), ABRH, ACIMVI, Intersindical Patronal, Sescon, AMPE de Gaspar, Codeic da Itoupava Central, Render Psicodinâmica em Negócios, Rádio Nereu Ramos, Jornal Metas de Gaspar, Sulvimes, Pérgola, Site de Blumenau, Cedap Corporativa e Qualytool Consulting Group.