segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Desafio das Empresas Familiares é tema da 6ª Conferência Empresarial


ACESSE NOSSOS ENDEREÇOS NA REDE:
SITE: http://www.forumsul.net.br
BLOG: http://forumsul.blogspot.com
TWITTER: http://twitter.com/forumsul ou @forumsul
FACEBOOK: http://www.facebook.com/forumsul
LINDEKIN: http://tinyurl.com/forumsul-linkedin

 Timbó será a anfitriã do evento no dia 6 de novembro

A preparação das novas gerações de proprietários para incorporá-los aos negócios da família será o tema principal da sexta edição da Conferência Empresarial. O evento ocorrerá no dia 6 de novembro, na cidade de Timbó, nas dependências do Timbó Park Hotel – anfitriã, ao lado da Mueller Eletrodomésticos.

O programa da Conferência Empresarial de Timbó está composto por três palestras e uma visita a unidade fabril da Mueller Eletrodomésticos. O perfil dos participantes será diferente das edições anteriores e contará com a presença dos atuais gestores e sucessores familiares das empresas inscritas. O tempo para debate e troca de experiências será ainda maior.

Ao longo de todo dia, os três conferencistas passarão cases, responderão dúvidas e debaterão perguntas comuns aos empresários inscritos, em uma empresa de caráter familiar: Quais as chaves que abrem as portas do sucesso para as empresas familiares? Como perpetuar o patrimônio familiar? E como proporcionar o crescimento da empresa harmonizado com as famílias acionistas.

A preparação das novas gerações de proprietários para incorporá-los aos negócios; o desenvolvimento de um plano de sucessão e saber quando passar o bastão; a estruturação da governança dos negócios das famílias; a administração de brigas e conflitos familiares e como lidar com custos e tributos específicos, completam o programa.

A programação

Na abertura do evento, às 8h30, o executivo Adalberto Roeder, presidente do Conselho de Administração da Mueller fará a saudação aos participantes e conferencistas.

Na sequência, o empresário, colunista, autor de dois livros e especialista em empresas familiares no Brasil e no exterior, José Carlos Fonseca Ferreira, abre a série de conferências com o tema: “Como Tratar os Dilemas das Empresas Familiares”.

Às 10h30, será a vez da apresentação do advogado Paulo Luiz da Silva Mattos, especialista em direito sucessório, fusões e aquisições e assessor jurídico em Administração pública, com larga experiência em questões societárias de empresas familiares.

Após o almoço, os participantes farão uma visita e conhecerão o case da Mueller. No retorno ao hotel, às 15h15, Ieda Baraúna Pinheiro Carvalho apresenta o case da FBN (Family Business Network) no Brasil e do Grupo Simões, um dos maiores conglomerados empresariais brasileiros da Região Norte, de propriedade das famílias dos três sócios fundadores e formado por 21 empresas.

O Family Business Network (FBN) é a maior rede independente de empresas pertencentes a famílias no mundo com mais de 3 mil empresas associadas em 45 países.

Conselho Consultivo definiu o tema
A Conferência Empresarial é um evento formatado para discutir e debater ideias, apresentar cases, novidades e informações sobre a gestão empresarial moderna. Cada edição conta com a participação, em média 80 empresários e executivos com poder de decisão em empresas catarinenses, em especial do Vale, Médio e Alto Vale do Itajaí, Foz e Vale do Itajaí-Mirim.

O tema principal é definido por um Conselho Consultivo, formado por um grupo de empresários da região. Esse conselho foi instituído nesse ano, após uma reunião na Associação Empresarial de Blumenau (ACIB). Além da temática, os conselheiros orientam os promotores sobre os palestrantes, a programação e formato do evento, bem como propor locais de realização e melhorias na dinâmica das apresentações.

As Conferências Empresariais reúne a cada edição líderes com poder de decisão nas empresas. Oportunidade para ouvir, interagir, trocar idéias, apresentar cases, conhecer novidades, fazer networking e saber as últimas novidades sobre a gestão empresarial moderna. Seu formato é interativo, com bastante tempo dedicado a intervenção e participação dos executivos inscritos, no debate dos temas tratados.

As conferências permitem ainda que os participantes discutam novas idéias, tecnologias e serviços com especialistas qualificados e com os seus pares e também manifestar as suas preocupações e compartilhar as suas experiências, além de ajudar a encontrar soluções para os problemas atuais das empresas e contribuir para a integração e progresso da nossa região.

Os integrantes do Conselho Consultivo

- Adalberto José da Silva, presidente da Sulbrasil  Engenharia (Blumenau)
- André Armin Odebrecht, vice-presidente da Cassava/Bovenau (Rio do Sul)
- Agnaldo Leandro Abila, Unicred Blumenau
- Duncan Roderick Mckay, diretor da Electro Aço Altona (Blumenau)
- Edilson Doubrawa, diretor do Beto Carrero World (Penha)
- Gelson Walker, Tô Indo Viagens
- Hans Dieter Didjurgeit, presidente da União Saúde (Blumenau)
- Ivo José Dreher, vice-presidente de Operações da Seara/Marfrig (Itajaí)
- Romeu Reichert, diretor da Free Mutiagência (Blumenau)
- Ronaldo Baumgarten Jr., presidente da Gráfica Baumgarten (Blumenau)
- Rosane Aparecida Melo, Fundação Fritz Müller

Os patrocinadores
Os anfitriões da 6ª Conferência Empresarial serão a Mueller e o Timbó Park Hotel. Tem ainda o patrocínio das empresas: Altona, Baumgarten, Beto Carreto World, Bovenau, Cassava, Free Multiagência, Seara, Sul Brasil, União Saúde e Unicred. Fundação Fritz Müller. Facisc, FCDL-SC, Câmara Brasil Alemanha e SBT Santa Catarina são apoiadores institucionais.