quinta-feira, 22 de março de 2012

Conferência Empresarial: 70 empresários da região debateram perspectivas para gestão de negócios


Empresários de 15 cidades do Vale do Itajaí, estiveram em Blumenau na última terça-feira, 20 de março, onde debateram com especialistas as “As Perspectivas para a Gestão de Negócios em 2012 e 2013”, durante a quarta edição da Conferência Empresarial. O evento foi realizado no Centro de Eventos do Moinho do Vale e teve como objetivo estimular a interação e a troca de ideias entre os executivos de primeiro escalão das empresas da região.

A Conferência Empresarial é uma promoção da empresa Forumsul, com sede em Blumenau. A programação de 2012 prevê a realização de mais duas Conferências ao longo do ano. A próxima será no dia 21 de agosto, em Itajaí, tendo como tema principal: “Excelência em Serviços”. No mês de novembro, no dia 6, será a vez de Jaraguá do Sul estimular o debate. A temática escolhida será: “Empresas Familiares e Sucessão”.

Bolsa para estudante carente
De forma inédita, a Conferência de Blumenau teve um caráter social. A Forumsul instituiu a Bolsa de Estudos “Bolívar Lamounier”, por conta da doação efetuada pelo conferencista de honorários correspondentes a sua participação no evento.

Os recursos estão sendo investidos numa bolsa de estudos, beneficiando a estudante Fabiele Caroline Jandrey, de 17 anos, permitindo sua participação no curso Alemão Preparatório Intensivo (API), no Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA). A estudante beneficiada foi escolhida por meio de um processo seletivo. A administração da bolsa está sendo feita pelo Rotary Club Hermann Blumenau.

Fabiele Carollne Jandrey, 17 anos, compareceu na Conferência Empresarial para agradecer os organizadores e Bolivar Lamounier. A blumenauense, moradora do bairro Asilo, tinha interesse em aprender uma língua estrangeira e recebeu um folder das mãos da diretora Norma Huber, onde concluiu o ensino médio.

Houve o interesse, mas o custo a impedia de se inscrever. Soube depois que havia sido contemplada pela bolsa "Bolivar Lamounier. Surpresa e feliz, Fabiele começou suas aulas no início de março e já sabe se apresentar em alemão e inglês.

A bolsa permite que Fabiele estude no ICBA, no programa API, focado para formação de jovens lideranças, por um ano (tempo do curso). O programa do ICBA é dirigido para jovens com idade a partir de 17 anos, com ensino médio completo. Tem duração de um ano, com aulas de cinco horas diárias, durante cinco dias da semana.

Além da língua alemã, o API ensina inglês, português, economia européia e responsabilidade social. Atualmente, 15 alunos fazem o curso.

As conferências
A série de cinco palestras da Conferência Empresarial abriu com o executivo Ingo Dietz, diretor de relações institucionais da Allianz Seguros. Falou sobre o “Brasil de hoje aos olhos da Europa”.

A Allianz Seguros teve um crescimento de 20% no Brasil em 2011, com prêmios de R$ 3,1 bi e lucro líquido de 14,9 milhões - alta de 13,4% A empresa pertence ao grupo Allianz SE, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa. Presente no Brasil há 107 anos, conta com 60 filiais, 1.300 funcionários e 14 mil corretores.

Para Dietz, esse estreitamento dos negócios entre Brasil e Alemanha será ampliado a partir de 2013, quando haverá um encontro entre os dois países, com objetivo de aprofundar as relações institucionais, propiciar maior visibilidade, cooperação e incentivo de novas parcerias.

Ainda em sua avaliação, o mercado brasileiro é muito interessante, dinâmico, mas com tendência ao protecionismo. Dentre os investimentos que recebem investimentos de agências de fomento alemãs, destacou a energia eólica

Vivências empresariais
O executivo Alidor Lueders foi o segundo palestrante do dia. Mostrou o case: Vivências de sucessos empresariais em Santa Catarina, concentrando sua apresentação no trabalhou que desenvolveu na WEG.

As estratégias de negócios da gigante de Jaraguá do Sul foram mostradas em detalhes. Destaque para a forma encontrada pelos colaboradores nos processos decisórios. A filosofia é "envolver para comprometer".

Na WEG, os diferentes níveis hierárquicos participam de forma colegiada das decisões ou na apresentação de proposições. Estar mais próximo do cliente, preparar a empresa para o mercado externo, criar e administrar coalizões, investir em competências essenciais e aprender a experimentar o mercado, foram outras dicas sugeridas pelo executivo.

Números da economia global
Felipe Salto, consultor de macroeconomia, com foco em finanças públicas e política fiscal, foi o último conferencista da manhã. Ele trouxe aos executivos, números da economia americana, européia, asiática e brasileira. Por fim, fez uma constatação que preocupa a todos: o investimento do Brasil em infraestrutura é de apenas 1,13% do PIB.

Projeções do consultor mostram um crescimento do Brasil, nos próximos anos, de médio para baixo. Defende uma mudança na estratégia fiscal do governo.

Sucesso não tem segredo
O executivo blumenauense Sérgio Waldrich iniciou os trabalhos da tarde, com o case: “O Sucesso não tem Segredo”. Relembrou seu início de carreira, aos 14 anos, como office-boy e suas trajetórias na Ceval e Bunge, durante 38 anos.

Aos executivos deixou alguns segredos do seu sucesso, destacando a necessidade de interação entre visão, liderança, inovação e estratégia. “Liderança é ter ambição, acreditar, fazer acontecer”, comentou, mostrando os “E's” da liderança: equipe, empreendedor, energia, emoção e estômago.

Sérgio sempre teve a “Excelência operacional” com estratégia preferida, alertando que gestão não pode criar gargalos. O cliente é peça fundamental para se alcançar bons resultados. Por isso precisa ser valorizado, ser ouvido e deve ser inserido em seu planejamento.

A inovação, em seu conceito, é uma cultura onde todos participam. E inovação de forma ampla, incluindo na área de serviços. A delegar e valorizar a equipe é outro segredo.

Mesmo com tanto trabalho, viagens e comprometimento, Sérgio Waldrich não abre mão da companhia da família. E finalizou a conferência recomendando aos participantes para potencializar os ganhos, investindo em mercado de capitais.

Nova realidade política e social
O PhD em ciência política, Bolivar Lamounier, fechou a Conferência Empresarial com o tema: "A nova realidade política e social brasileira". Bolivar abordou a situação social do país e o cenário ideal para se criar uma classe média social saudável.

As Conferências em 2012
Em 2012 serão realizadas mais duas Conferências Empresariais. Itajaí e Jaraguá do Sul também foram inseridas no calendário. O evento é formatado para atender as necessidade e incentivar o debate de gestores e profissionais com poder de decisão nas empresas.

Nesta edição, a Conferência Empresarial conta com o apoio da Câmara de Comercio Brasil-Alemanha, da Facisc e da FCDL além do patrocínio da Fundação Fritz Müller, Altona, Baumgarten, Sulbrasil, SCC/SBT e Free Multiagência.

domingo, 18 de março de 2012

Conferência Empresarial reúne executivos de sucesso e autoridades da economia brasileira


Bolívar Lamounier fecha o evento, trocando ideias sobre
economia e a nova realidade política e social do Brasil

Bolívar Lamounier, PhD em Ciência Política e membro do Comitê Assessor Acadêmico do Clube de Madri, é um dos principais debatedores, junto com outros quatro executivos, da quarta edição da edição da Conferência Empresarial – a primeira do ano, tendo como tema principal: “As Perspectivas para a Gestão de Negócios em 2012 e 21013”. O evento será nesta terça-feira 20 de março, nas dependências do Centro de Eventos Moinho do Vale, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau. A programação inicia às 7 da manhã, com credenciamento. A promoção é da empresa Forumsul.

Bolívar Lamounier encerrará a programação matutina da Conferência Empresarial, a partir das 16 horas. Vai falar sobre: “A Nova Realidade Política e Social Brasileira”. O conferencista é bacharel em Sociologia e Política pela UFMG e PhD em Ciência Política pela Universidade da Califórnia (Los Angeles/EUA). Atualmente é membro do Comitê Assessor Acadêmico do Clube de Madri, entidade integrada por ex-chefes de Estado, criada em outubro de 2002, com o objetivo de promover internacionalmente a democracia.

Bolívar é um intelectual reconhecido internacionalmente, participando como conselheiro e assessor do Clube de Madri, composto por mais de 80 ex-chefes de estado com o objetivo de promover a democracia no mundo, dentre eles Fernando Henrique Cardoso, Bill CLinton, Mario Soares, Helmut Kohl, Mikhail Gorbachev (Prêmio Nobel), Felipe Gonzalez, Jimmy Carter (prêmio Nobel), Vicente Fox. Além disso foi um dos membros da Comissão Arinhos que desenhou a atual constituição que renovou a democracia no país.

Também escreve frequentemente para os mais importantes veículos da imprensa brasileira e foi eleito pela Academia Paulista de Letras. É autor de numerosos estudos sobre Ciência Política, publicados no Brasil e no exterior. Suas obras mais recentes são: ''Da Independência a Lula: dois séculos de política brasileira'', publicado em 2005 e ''A Classe Média Brasileira: ambições, valores e projetos de sociedade'', co-autoria com Amaury de Souza, em 2010.  Atualmente é diretor da Augurium Consultoria.

Demais conferencistas
A quarta edição da Conferência Empresarial propicia uma oportunidade única para empresários e executivos da região poder conversar com os cinco grandes especialista durante um dia inteiro. Os temas abordados são direcionados às necessidades da região, compartilhando experiências, apoiados na vivência de cases e especialistas empresariais locais, nacionais e internacionais.

A programação da Conferência será aberta com a apresentação de Ingo Dietz, diretor executivo de relações institucionais da Allianz Seguros, a partir das 8h15. Ele vai propor debate em torno do tema: “O Brasil de hoje aos olhos da Europa”.

O conferencista já desempenhou funções de alto escalão na Allianz, nas áreas de gestão, planejamento, marketing e relacionamento governamental, na Alemanha e Estados Unidos. Ingo Dietz também foi bolsista Fullbright na Universidade do Texas, durante seu mestrado em Direito Internacional.

A segunda conferência do dia será com o executivo Alidor Lueders. Ele mostrará, a partir das 9h45, o case: “Vivências de sucessos empresariais em Santa Catarina”. Alidor é um executivo com vasta experiência e profundas vivências de gestão empresarial. Participou do crescimento e desenvolvimento do Grupo WEG, a partir do ano de 1971

Atualmente, além de atuar no conselho fiscal da WEG, participa dos conselhos de importantes empresas da região como Dudalina, Marisol, Leardini, Lunender Têxtil, Tuper e Pamplona, além de atuar com destaque em assessoria e Governança Corporativa.

Felipe Salto, consultor de macroeconomia, com foco em finanças públicas e política fiscal, será o último palestrante da manhã, a partir das 11h30min. Ele faz parte da empresa Tendências Consultoria Integrada, do ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega. Contribui frequentemente com os principais jornais, revistas, programas de TV e portais de política e economia do País (O Globo, Exame, Veja, Globonews, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e outros), concedendo entrevistas e produzindo artigos sobre temas relacionados a Estado, política fiscal, finanças públicas e contas externas.

Além disso, é co-fundador do Instituto Tellus (http://www.tellus.org.br/), organização que visa promover a inovação no setor público e na política, bem como contribuir para a formação de novas lideranças no País, com foco na construção de um novo Estado, mais dinâmico e eficiente.

Felipe Salto nasceu em São Paulo, e é economista graduado na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV/EESP. Atualmente também atua na FGV-SP, no programa de Mestrado em Administração Pública e Governo (foco em Finanças Públicas) na linha de pesquisa sobre Política e Economia do Setor Público.

A programação vespertina começa com a apresentação do executivo Sérgio Waldrich e o case: “O Sucesso não tem Segredo!”, onde contará experiências empresariais num contexto local, nacional e internacional.

Sérgio Waldrich é um bem-sucedido executivo em grandes empresas de agronegócio de Santa Catarina. Iniciou sua carreira profissional na Ceval Alimentos em 1972, na área industrial. Mais tarde no planejamento, controle e investimentos, conquistando os cargos de diretor industrial, diretor de negócios, vice-presidente responsável pelos negócios da empresa Seara Alimentos, diretor geral da Ceval Alimentos e, posteriormente, ocupou a posição de Presidente da Bunge Alimentos S.A., resultante da fusão entre a Ceval e Santista Alimentos S.A.

O executivo é engenheiro químico com pós-graduação em administração de negócios. Participou de seminários de atualização de gestão e programas de desenvolvimento de executivos do Institute Management Development (IMD) na Suíça, além do Programa de Finanças para Executivos da Harvard School, Estados Unidos.

Atualmente é sócio da Wisgold Gestão de Ativos, sócio da Ágil Gestão Empresarial, presidente do conselho da Câmara Brasil-Alemanha de Santa Catarina, membro do Conselho da Bunge Brasil, da Sênior Sistemas S.A., da Villa Germânia Alimentos e dos Supermercados Zoni.

Ao final do evento, haverá um happy hour, com degustação e harmonização de vinhos.

Caráter Social
Além de despertar o debate e a interação com empresários da região, a Conferência Empresarial de Blumenau terá um caráter social. A Forumsul instituiu a Bolsa de Estudos Bolívar Lamounier, por conta da doação efetuada pelo conferencista de honorários correspondentes a sua participação no evento.

Os recursos serão investidos em uma bolsa de estudos para um estudante carente participar do curso Alemão. Preparatório Intensivo (API), oferecido pelo Instituto Cultural Brasil-Alemanha de Blumenau.

O estudante beneficiado foi escolhido por meio de um processo seletivo. A administração da bolsa está sendo feita pelo Rotary Club Hermann Blumenau.

As Conferências em 2012
Em 2012 serão realizadas três Conferências Empresariais. A primeira em Blumenau. Itajaí e Jaraguá do Sul também foram inseridas no calendário. O evento é formatado para atender as necessidade e incentivar o debate de gestores e profissionais com poder de decisão nas empresas.

Nesta edição, a Conferência Empresarial conta com o apoio da Câmara de Comercio Barsil-Alemanha, da Facisc e da FCDL além do patrocínio da Fundação Fritz Müller, Altona, Baumgarten, Sulbrasil, SBT/SCC e Free Multiagência.