terça-feira, 7 de agosto de 2012

Notícias


Excelência nos negócios é tema da
5ª edição da Conferência Empresarial


Penha – A “Excelência nos Negócios” será o tema da quinta edição da Conferência Empresarial, no dia 21 de agosto, nas dependências do Parque Beto Carrero World, em Penha. O evento contará com quatro conferências em seu programa, ao longo de todo dia. Destaque para a conferencista americana Teri Yanovitch, foi uma das responsáveis pelo implantação do programa estratégico empresarial do Instituto Disney. Ela vai falar sobre “Retenção e a fidelização de clientes".

Teri Yanovitch é considerada uma das maiores autoridades no campo de excelência empresarial. Seu portifólio inclui a consultoria para cerca de 300 empresas das 500 maiores, apontadas pela Revista Fortune, objetivando aculturar organizações e os seus sistemas de gestão a alcançar excelência nos negócios. Com tradução simultânea, a consultora vai mostrar que pelo menos 90% dos produtos atuais são "commodities". Por isso a forma como os clientes são tratados é o que geralmente diferencia as empresas bem sucedidas daquelas que fracassam.

O segundo tema do dia, finalizando a programação da manhã, terá à frente o executivo blumenauense Hans Dieter Didjurgeit, empresário, empreendedor, investidor e associativista. Vai mostrar aos participantes vivências e trajetórias empresariais ao longo de sua carreira.

Didjurgeit é presidente do União Saúde de Blumenau, sócio da Artama Indústria Metalúrgica, sediada em Jaraguá do Sul, presidente da Hanselmark Tecnologia  e sócio da ISIS Taxi Aéreo, realizando ainda investimentos em projetos "Minha Casa, Minha Vida". Foi presidente da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) e presidente da Fundação Empreender, responsável pela organização e apoio aos núcleos setoriais das Associações Empresariais de Santa Catarina.

Sua destacada trajetória foi reconhecida ao ser eleito "Personalidade de Vendas do Estado de Santa Catarina" pela ADVB, em 2004, e Celebridade Destaque no mesmo ano pela Fundação Fritz Müller/Dom Cabral.

Visita ao Parque
Logo após o almoço, os participantes da Conferência farão uma visita nos bastidores do Parque, tendo como anfitrião o empresário Alexandre Murad, filho e sucessor de Beto Carrero.

Liderança da excelência empresarial
O pedadogo Celso de Souza e Souza, especialista em recursos humanos e professor convidado da Fundação Fritz Müller de liderança, será o primeiro palestrante da tarde. Vai falar sobre “Liderança Diferenciada”, mostrando que a excelência nos negócios ocorre quando as empresas conseguem uma cultura organizacional que maximiza resultados e comprometimento de seus colaboradores com o sucesso dos seus stakeholders: clientes, colaboradores, sociedade e acionista.

Jorge José Cenci
A série de palestras da 5ª Conferência Empresarial encerra com a apresentação de Jorge Cenci, presidente do Conselho de Administração da Sênior. Em duas décadas a Senior tornou-se uma das maiores e mais importantes desenvolvedoras de software para gestão empresarial do Brasil.

Com matriz em Blumenau, a empresa conta com cerca de 3 mil pessoas envolvidas no negócio, entre equipe própria, com filiais em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, e mais de 100 parceiros comerciais e canais de distribuição, estando presente nos principais centros do país e com atuação no mercado latino-americano.

A tecnologia reconhecida em seus sistemas é fruto de um modelo de gestão, e de um posicionamento contido no seu DNA, que a faz investir alto e de forma continuada em pesquisa e inovação, mantendo-a atualizada com os últimos requisitos tecnológicos mundiais.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, Jorge Cenci iniciou na Senior em 1990, como sócio-gerente, exercendo as funções de Diretor Comercial, Financeiro e Contábil até 2003, quando assumiu a Presidência da Empresa, permanecendo nessa função até o primeiro semestre de 2012 quando assumiu a Presidência do Conselho de Administração.

Cenci foi presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática regional Santa Catarina (Assespro) e participa do Programa de Formação do Grupo PAEX/Fundação Dom Cabral desde 2003.

Conselho Consultivo definiu o tema
A Conferência Empresarial é um evento formatado para discutir e debater ideias, apresentar cases, novidades e informações sobre a gestão empresarial moderna. Cada edição conta com a participação, em média 80 empresários e executivos com poder de decisão em empresas catarinenses, em especial do Médio e Alto Vale do Itajaí, Foz e Vale do Itajaí-Mirim.

O tema principal é definido por um Conselho Consultivo, formado por um grupo de empresários da região. Esse conselho foi instituído nesse ano, após uma reunião na Associação Empresarial de Blumenau (ACIB). Além da temática, os conselheiros orientam os promotores sobre os palestrantes, a programação e formato do evento, bem como propor locais de realização e melhorias na dinâmica das apresentações.

As Conferências Empresariais reúne a cada edição líderes com poder de decisão nas empresas. Oportunidade para ouvir, interagir, trocar idéias, apresentar cases, conhecer novidades, fazer networking e saber as últimas novidades sobre a gestão empresarial moderna. Seu formato é interativo, com bastante tempo dedicado a intervenção e participação dos executivos inscritos, no debate dos temas tratados.

Os integrantes do Conselho Consultivo

- Adalberto José da Silva, presidente da Sulbrasil  Engenharia (Blumenau)
- André Armin Odebrecht, vice-presidente da Cassava/Bovenau (Rio do Sul)
- Agnaldo Leandro Abila, Unicred Blumenau
- Duncan Roderick Mckay, diretor da Electro Aço Altona (Blumenau)
- Edilson Doubrawa, diretor do Beto Carrero World (Penha)
- Gelson Walker, Tô Indo Viagens
- Hans Dieter Didjurgeit, presidente da União Saúde (Blumenau)
- Ivo José Dreher, vice-presidente de Operações da Seara/Marfrig (Itajaí)
- Romeu Reichert, diretor da Free Mutiagência (Blumenau)
- Ronaldo Baumgarten Jr., presidente da Gráfica Baumgarten (Blumenau)
- Rosane Aparecida Melo, Fundação Fritz Müller

Os patrocinadores
O anfitrião da 5ª Conferência Empresarial tem, outra novidade introduzida no evento, será o Parque Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina. São mais de 100 atrações, entre brinquedos, shows e animais selvagens.

A Conferência ocorrerá nas dependências do recém inaugurado kartódromo internacional.

Além do Beto Carrero, o evento tem o patrocínio das empresas: Altona, Baumgarten, Bovenau, Cassava, Free Multiagência, Seara, Sul Brasil, Tô Indo Agência de Viagens, União Saúde, Unicred, Malwee e da Fundação Fritz Müller. Facisc, FCDL-SC, Câmara Brasil Alemanha e SBT Santa Catarina são apoiadores institucionais.

Governança corporativa


Construindo uma empresa diferenciada (única)

por Alidor Lueders

Sintomas na empresa, como – perda de venda para concorrentes, não conseguir reter clientes, prejuízo há meses, problemas de caixa para pagamento das obrigações, falta de faturamento e resultados, etc., certamente nos levam a pergunta: o que aconteceu a nosso negócio? E se chega à conclusão que um negócio é muito mais do que:

  • na indústria, transformar a matéria-prima em produtos acabados, ou
  • no comércio, transferir mercadorias do estoque para determinados clientes,
  • ou de prestar serviços.
Deve-se levar em consideração que o futuro não pode ser previsto, devemos construí-lo.
É necessário que a empresa busque construir vantagem competitiva sustentável, corrigindo e aperfeiçoando o seu modelo de negócio, de forma a tornar o negócio como Empresa Diferenciada (única), que não tenha similar no mercado. O que não significa ser a maior, nem a melhor, significa ser diferenciada ao foco do cliente que ela pretende atender. Dever-se-á procurar oportunidades competitivas, o que exige pesquisar inovações ocorridas em outros setores e empresas e adaptá-las as necessidades de seu cliente e de seu negócio, procurando definir o novo foco. Definido o foco, é essencial que todos na empresa canalizem suas atenções e esforços naquela direção, envolvendo-se e comprometendo-se com os objetivos.
A empresa única é liderada por pessoas que enxergam de forma diferente – o mercado, os clientes, as oportunidades, a sua equipe e os resultados.
Os dirigentes e toda a sua equipe devem ter constantemente em mente:

  • o que temos ou fazemos diferente dos concorrentes?
  • qual é o propósito da empresa? Definindo Missão/Visão/Valores.
  • como vão atuar os nossos clientes e concorrentes e como nos posicionar nesse contexto?
O objetivo é servir ao cliente, pois as oportunidades e os resultados são encontrados fora da empresa – no mercado, no cliente, na construção do futuro, etc. Buscar novidades e soluções em visita a clientes, feiras e exposições, congressos, tendências, internet, redes sociais, etc. com vistas a oxigenar-se continuadamente e dar vida ao negócio, procurando-se o crescimento das vendas e o declínio dos custos e despesas com melhoria contínua da produtividade.
Na definição de estratégias discutir e construir cenários que podem auxiliar a prever o que pode acontecer, quer explorando as possibilidades e escolhendo as melhores alternativas, quer buscando novas experiências e estar disposto a aprender, decidindo que produtos lançar, o que o cliente vai valorizar, que serviços agregar, como ficar mais próximo ao cliente (filiais, franquias, representantes, etc.).
A empresa dentro dos cenários avaliados com sua equipe escolhe o foco e envolve o cliente como parceiro. A competição, numa economia aberta, exige definição de foco, compatibilizando as necessidades do cliente com as competências da empresa, o que pode pressupor inclusive a perda de alguns clientes.
Lembremos que o mercado é um alvo móvel, devemos sempre surpreender o cliente com novos produtos e serviços (inovar). A idéia é ser orientado para o cliente – identificando-o, dedicando-lhe tempo para atender suas necessidades, proporcionando-lhe resultados, enfim considerando-o parceiro. É importante trazer o cliente para conhecer a fábrica, para dar sugestões na melhoria dos produtos ou serviços oferecidos.
Com base nas informações coletadas no mercado para entender a empresa sobre produtos, mercado e competição, identificar oportunidades e construir um cenário visando renovar e inovar o que fazemos, levando em consideração os nossos pontos fortes e fracos.
Definir o foco dentro desse cenário, avaliando o conjunto de clientes cujas necessidades e expectativas pretendemos atender e compreender os desejos específicos do cliente e criar, recriar o conceito do negócio.
Concluindo, a empresa deve ter energia traduzida na intensidade, entusiasmo e comprometimento de toda a sua equipe. Deve visar preservar o seu capital intelectual, ativo mais valioso da empresa, que são os clientes e colaboradores comprometidos e entusiasmados, resultando em produtos e serviços feitos com excelência. Lembremo-nos em construir e trabalhar em equipes motivadas, lançando desafios dentro da sua competência, com vistas a trabalharem voltados para um objetivo comum, com responsabilidade, conhecimentos complementares e informações compartilhadas, estimulando a apresentação de boas idéias e procurando soluções criativas. Enfim, dedicar-se ao que a empresa quer – clientes fieis e colaboradores comprometidos,  criando-se valor e resultados para todos.

Excelência em Serviços

O poder do contador de histórias

por Teri Yanovitch

Especialista internacional, palestrante e consultora de excelência nos negócios. Considerada uma das maiores autoridades no campo de excelência empresarial, Teri Yanovitch tem colaborado com cerca de 300 empresas das 500 maiores da revista Fortune para aculturar organizações e os seus sistemas de gestão a alcançar excelência nos negócios. Atuou por mais de dez anos no Disney Institute e anteriormente com Philip Crosby, o fundador do conceito Zero Defeitos. Atualmente dedica-se a trabalhar com empresas ao redor do mundo para criar e implementar culturas de excelência empresarial

Que tipo de casa fez o terceiro porquinho? O que comeu a Bela Adormecida que a fez dormir? O que Hansel e Gretel fez para garantir que eles poderiam encontrar o caminho de volta para casa?  Eu aposto que você sabe a resposta a essas três perguntas. *

É mais que provável que você se lembre das histórias que ouviu aos 2, 3 ou 4 anos de idade, ainda mais que lembre da moral da história. As pessoas se lembram muito mais de histórias do que de fatos e dados.

O mesmo princípio aplica-se com o atendimento aos clientes. Será muito mais memorável para seus funcionários  ouvir uma história que ilustra a através do seu conteúdo o tipo de ações que apresentam um atendimento excelente do que explicar que é importante ser agradável e sorrir para os clientes.

Toda história tem um começo, meio e fim.  Não precisa ser uma história longa. Aqui tem um exemplo:
Era uma vez uma camareira na Disneyworld que queria fazer mais do que apenas agradar os hóspedes com um quarto limpo. Ela percebeu que muitos animais de pelúcia comprados durante suas visitas ficavam espalhados no chão ou cadeiras nos quartos do hotel quando os hóspedes saiam a visitar o parque. Um dia, depois de aspirar, mudar as camas e limpar o banheiro, pegou os animais de pelúcia em um dos quartos e sentou-os nas cadeiras como se eles estivessem prestes a comer o jantar. Ela deixou uma pequena nota sobre a mesa "nós esperamos por você - espero que tenham passado um dia divertido no parque". No dia seguinte, no mesmo quarto, ela colocou os bichinhos de pelúcia na cama recém-feita e deu ao Mickey o controle remoto. Todo dia ela tentou encontrar maneiras criativas de fazer os animais de pelúcia parecer que eles estavam-se divertindo, enquanto a família estava no parque se divertindo também.

Após seu retorno para casa das férias, a família escreveu uma carta ao CEO, Michael Eisner, que tinham se divertido tanto ao voltar ao hotel no fim do dia para ver o que a camareira tinha feito com os animais de pelúcia, como nas suas visitas ao parque. Fim da história.

Moral da história? Procure maneiras de encantar os seus clientes, seja criativo e inovador, faça mais do que apenas "atender as expectativas". Uma vez que histórias como esta são compartilhadas entre os funcionários, as idéias começarão a surgir, sobre outras formas de oferecer um excelente atendimento. Encontre uma maneira de reunir-se para contar histórias, uma vez por mês ou uma vez por trimestre. Publique as histórias para todos verem. Torne-o  divertido.

*O  Terceiro porquinho construiu uma casa feita de tijolos, A Bela Adormecida comeu uma maçã que a levou a cair em um sono profundo, e Hansel deixou um rastro de pedrinhas brancas.