segunda-feira, 4 de março de 2013

Internacionalização é tema da primeira Conferência Empresarial de 2013


Evento em Blumenau vai debater que negócios no exterior
vão muito além dos processos de importação e exportação


A chave para alcançar o sucesso no mercado internacional, especialmente na Alemanha e na China, será o tema central da sétima edição da Conferência Empresarial, no próximo dia 19 de março, no Centro de Convenções do Restaurante Moinho do Vale, em Blumenau. O evento é promovido pela empresa Forumsul.

Os temas de cada edição da Conferência Empresarial são formatados para discutir e debater ideias, apresentar cases, novidades e informações sobre a gestão empresarial moderna. Também é uma oportunidade para gerar networking entre os executivos presentes.

A “Internacionalização Empresarial” trás a Blumenau quatro especialistas: Edgar Horny (presidente do Conselho Regional do Grupo Voith no Brasil), Charles Andrew Tang (presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China), Celso Vili Siebert (diretor Internacional da WEG) e Luiz Passetti (sócio Sênior da Ernst & Young Terço).

Em suas apresentações, abordarão temas complexos sobre a internacionalização, mostrando que para alavancar vendas e gerar novos negócios vai-se muito além dos processos de importação ou exportação de produtos. Existem modelos de mercados que propõem parcerias, joint-ventures, transferências de tecnologia, contratos de produção, investimentos diretos, alianças estratégicas, contratos de gestão e contratos de serviço.

Os especialistas convidados passarão ainda dicas e estratégias para conquistar o mundo globalizado e como preparar uma empresa para internacionalização; as oportunidades; os riscos; as estratégias e objetivos, bem como essas as formas de internacionalizar que passam além das exportações e importações.

MERCADO ALEMÃO

O mercado alemão será intensamente debatido ao longo da 7ª Conferência Empresarial. A Alemanha, por exemplo, é parceira natural do empresariado catarinense, apresenta mais oportunidades do que imagina. A estimativa é que negócios entre estes dois países superem US$ 2 bilhões até 2014.

O valor pode ser superado por conta da instalação da BMW na região norte de Santa Catarina, trazendo perspectivas de mais negócios e o surgimento de novas empresas.

O Brasil é o mais importante parceiro comercial da Alemanha na América Latina. A Alemanha, por sua vez, é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, atrás somente de Estados Unidos, Argentina e China. O Brasil se posiciona em 23º lugar entre os países consumidores de seus produtos e, como fornecedor, ocupa o 21º lugar.

MERCADO CHINÊS

A China também será entendida e mostrada aos participantes. O Brasil depende cada vez mais da China. O Brasil tem feito tantos negócios com o gigante asiático que a China virou seu principal parceiro comercial. Os produtos primários lideram as vendas que vem disparando desde 2004, enquanto os de manufaturados ficaram estáveis.

As oportunidades de negócio que existem entre o Brasil e a China são inesgotáveis. A China foi o país que mais investiu recursos em fusões e aquisições no Brasil entre 2009 e 2012. Empresas do país asiático foram responsáveis por 16,1% -- equivalente a US$ 21,5 bilhões -- do total dessas transações nesse período, um pouco à frente dos Estados Unidos (15,6%).

A conclusão é de uma pesquisa do banco Credit Suisse que mapeou 677 operações de fusões e aquisições caracterizadas como IED (investimento estrangeiro direto) entre 2005 e 2012.

Os investimentos chineses também têm sido concentrados em poucos setores. Mais de 77% das operações de fusões e aquisição com capital chinês ocorreram no segmento de extração de petróleo e gás natural, de acordo com o levantamento do Credit Suisse. Em segundo e terceiro lugares, estão metalurgia (10,1%) e eletricidade, gás e outras utilidades (9,5%).

-- É necessário entender como lucrar nos negócios com a China. A internacionalização de uma empresa moderna deixou de ser uma opção para se tornar numa questão de sobrevivência --, assinala Paulo Deschamps, diretor da Forumsul, promotora da Conferência Empresarial.

OS CONFERENCISTAS

Edgar Horny
Presidente do Conselho Regional do Grupo Voith no Brasil. Alto executivo alemão com larga carreira profissional na internacionalização de empresas brasileiras e alemãs. Atuou como presidente executivo da Voith e da Voith Hydro em São Paulo e, até fevereiro de 2013, foi Presidente da VDI (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) que age como interlocutor de tendências tecnológicas entre Brasil e Alemanha e parceiro junto às empresas com foco na cooperação tecnológica, possibilitando melhores resultados no competitivo mercado indústria. Atualmente integra a Senior Advisory Board da AHK e da ABDIB.



Charles Andrew Tang
Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China. Membro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e do World Policy Intstitute em New York. A Câmara Brasil-China está presente em diversas cidades no Brasil e na China, com representações na América Latina. Colabora com grandes empresas brasileiras e estrangeiras para estreitar suas relações com a China e o Brasil como: Votorantim, Odebrecht, Johnson & Johnson, Holcim, Sino Steel, JAC Automobiles, Foton and Grentech. Atua também em consultoria de investimentos e de fusões e aquisições internacionais.


Celso Vili Siebert
A história empresarial vivida pessoalmente por Celso Vili Siebert nas varias fases do processo de internacionalização como diretor internacional da WEG, iniciado nos anos 70. Como lidar com a diversidade de culturas, os sucessos e também os erros cometidos. Como foram superados os obstáculos, dificuldades e barreiras encontradas e as estratégias e soluções adotadas que levou a WEG a se posicionar entre as maiores empresas multinacionais brasileiras. Durante sua carreira de mais de 35 anos, como Diretor Internacional da WEG, ele foi um player principal do processo de internacionalização da empresa. Foi a partir de 1991, ano que inaugurou a primeira filial da empresa no exterior, assumindo em seguida a presidência da WEG Electric Motors Corp. nos Estados Unidos.

Luiz Passetti
Sócio Senior da Ernst & Young Terco onde atua há 29 na prestação de serviços de auditoria e consultoria em empresas de diversos segmentos da economia. Notadamente clientes internacionais e de grande porte. Entre as empresas que ele assessora se encontram Natura, BRF, Telefônica e Alupar. A Ernst & Young Terco é uma empresa de consultoria globalizada que conta com 19 mil profissionais em consultoria distribuídos em 140 países. Luiz Passetti foi o fundador do escritório em Blumenau há mais de 20 anos. Foi Presidente do Conselho de Sócios da Ernst & Young América do Sul e membro do conselho da Ernst & Young Américas e Global.  É membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

O QUE SÃO AS CONFERÊNCIAS EMPRESARIAIS

A Conferência Empresarial reúne em média 80 empresários e executivos com poder de decisão em empresas catarinenses, em especial do Vale, Médio e Alto Vale do Itajaí, Foz e Vale do Itajaí-Mirim.

As Conferências Empresariais reúnem a cada edição líderes com poder de decisão nas empresas. Oportunidade para ouvir, interagir, trocar idéias, apresentar cases, conhecer novidades, fazer networking e saber as últimas novidades sobre a gestão empresarial moderna. Seu formato é interativo, com bastante tempo dedicado a intervenção e participação dos executivos inscritos, no debate dos temas tratados.


OS PATROCINADORES
A Electro Aço Altona será a anfitriã da 7ª Conferência Empresarial. O evento conta ainda com os patrocínios das seguintes empresas: Free Multiagência e Tô Indo Viagens. A Câmara Brasil-Alemanha, a Câmara Brasil-China, a Ernst & Young Terço e a VDI (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha). FACISC e FCDL são apoiadores institucionais.

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