Evento
em Blumenau vai debater que negócios no exterior
vão
muito além dos processos de importação e exportação
A chave para alcançar o sucesso no mercado
internacional, especialmente na Alemanha e na China, será o tema central da
sétima edição da Conferência Empresarial, no próximo dia 19 de março, no Centro
de Convenções do Restaurante Moinho do Vale, em Blumenau. O evento é promovido
pela empresa Forumsul.
Os temas de cada edição da
Conferência Empresarial são formatados para discutir e debater ideias,
apresentar cases, novidades e
informações sobre a gestão empresarial moderna. Também é uma oportunidade para
gerar networking entre os executivos
presentes.
A “Internacionalização
Empresarial” trás a Blumenau quatro especialistas: Edgar Horny (presidente do
Conselho Regional do Grupo Voith no Brasil), Charles Andrew Tang (presidente da
Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China), Celso Vili Siebert (diretor Internacional
da WEG) e Luiz Passetti (sócio Sênior da Ernst & Young Terço).
Em suas apresentações, abordarão
temas complexos sobre a internacionalização, mostrando que para alavancar
vendas e gerar novos negócios vai-se muito além dos processos de importação ou
exportação de produtos. Existem modelos de mercados que propõem parcerias, joint-ventures, transferências de
tecnologia, contratos de produção, investimentos diretos, alianças
estratégicas, contratos de gestão e contratos de serviço.
Os especialistas convidados passarão
ainda dicas e estratégias para conquistar o mundo globalizado e como preparar
uma empresa para internacionalização; as oportunidades; os riscos; as
estratégias e objetivos, bem como essas as formas de internacionalizar que
passam além das exportações e importações.
MERCADO ALEMÃO
O mercado alemão será
intensamente debatido ao longo da 7ª Conferência Empresarial. A Alemanha, por
exemplo, é parceira natural do empresariado catarinense, apresenta mais
oportunidades do que imagina. A estimativa é que negócios entre estes dois
países superem US$ 2 bilhões até 2014.
O valor pode ser superado por
conta da instalação da BMW na região norte de Santa Catarina, trazendo
perspectivas de mais negócios e o surgimento de novas empresas.
O Brasil é o mais importante
parceiro comercial da Alemanha na América Latina. A Alemanha, por sua vez, é o
quarto maior parceiro comercial do Brasil, atrás somente de Estados Unidos,
Argentina e China. O Brasil se posiciona em 23º lugar entre os países
consumidores de seus produtos e, como fornecedor, ocupa o 21º lugar.
MERCADO CHINÊS
A China também será entendida e
mostrada aos participantes. O Brasil depende cada vez mais da China. O Brasil
tem feito tantos negócios com o gigante asiático que a China virou seu
principal parceiro comercial. Os produtos primários lideram as vendas que vem
disparando desde 2004, enquanto os de manufaturados ficaram estáveis.
As oportunidades de negócio que
existem entre o Brasil e a China são inesgotáveis. A China foi o país que mais
investiu recursos em fusões e aquisições no Brasil entre 2009 e 2012. Empresas
do país asiático foram responsáveis por 16,1% -- equivalente a US$ 21,5 bilhões
-- do total dessas transações nesse período, um pouco à frente dos Estados
Unidos (15,6%).
A conclusão é de uma pesquisa do
banco Credit Suisse que mapeou 677
operações de fusões e aquisições caracterizadas como IED (investimento
estrangeiro direto) entre 2005 e 2012.
Os investimentos chineses também
têm sido concentrados em poucos setores. Mais de 77% das operações de fusões e
aquisição com capital chinês ocorreram no segmento de extração de petróleo e
gás natural, de acordo com o levantamento do Credit Suisse. Em segundo e terceiro lugares, estão metalurgia
(10,1%) e eletricidade, gás e outras utilidades (9,5%).
-- É necessário entender como
lucrar nos negócios com a China. A internacionalização de uma empresa moderna
deixou de ser uma opção para se tornar numa questão de sobrevivência --,
assinala Paulo Deschamps, diretor da Forumsul, promotora da Conferência
Empresarial.
OS CONFERENCISTAS
Presidente do Conselho Regional
do Grupo Voith no Brasil. Alto executivo alemão com larga carreira profissional
na internacionalização de empresas brasileiras e alemãs. Atuou como presidente executivo
da Voith e da Voith Hydro em São Paulo e, até fevereiro de 2013, foi Presidente
da VDI (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) que age como interlocutor de
tendências tecnológicas entre Brasil e Alemanha e parceiro junto às empresas
com foco na cooperação tecnológica, possibilitando melhores resultados no
competitivo mercado indústria. Atualmente integra a Senior Advisory Board da AHK
e da ABDIB.
Presidente da Câmara de Comércio
e Indústria Brasil-China. Membro do Instituto Fernand Braudel de Economia
Mundial e do World Policy Intstitute em New York. A Câmara Brasil-China está
presente em diversas cidades no Brasil e na China, com representações na
América Latina. Colabora com grandes empresas brasileiras e estrangeiras para
estreitar suas relações com a China e o Brasil como: Votorantim, Odebrecht,
Johnson & Johnson, Holcim, Sino Steel, JAC Automobiles, Foton and Grentech.
Atua também em consultoria de investimentos e de fusões e aquisições
internacionais.
A história empresarial vivida
pessoalmente por Celso Vili Siebert nas varias fases do processo de
internacionalização como diretor internacional da WEG, iniciado nos anos 70.
Como lidar com a diversidade de culturas, os sucessos e também os erros
cometidos. Como foram superados os obstáculos, dificuldades e barreiras
encontradas e as estratégias e soluções adotadas que levou a WEG a se
posicionar entre as maiores empresas multinacionais brasileiras. Durante sua
carreira de mais de 35 anos, como Diretor Internacional da WEG, ele foi um player principal do processo de
internacionalização da empresa. Foi a partir de 1991, ano que inaugurou a
primeira filial da empresa no exterior, assumindo em seguida a presidência da
WEG Electric Motors Corp. nos Estados Unidos.
Sócio Senior da Ernst & Young
Terco onde atua há 29 na prestação de serviços de auditoria e consultoria em
empresas de diversos segmentos da economia. Notadamente clientes internacionais
e de grande porte. Entre as empresas que ele assessora se encontram Natura,
BRF, Telefônica e Alupar. A Ernst & Young Terco é uma empresa de
consultoria globalizada que conta com 19 mil profissionais em consultoria
distribuídos em 140 países. Luiz Passetti foi o fundador do escritório em
Blumenau há mais de 20 anos. Foi Presidente do Conselho de Sócios da Ernst
& Young América do Sul e membro do conselho da Ernst & Young Américas e
Global. É membro do IBGC – Instituto
Brasileiro de Governança Corporativa e do Ibracon – Instituto dos Auditores
Independentes do Brasil.
O QUE SÃO AS CONFERÊNCIAS EMPRESARIAIS
A Conferência Empresarial reúne
em média 80 empresários e executivos com poder de decisão em empresas
catarinenses, em especial do Vale, Médio e Alto Vale do Itajaí, Foz e Vale do
Itajaí-Mirim.
As Conferências Empresariais
reúnem a cada edição líderes com poder de decisão nas empresas. Oportunidade
para ouvir, interagir, trocar idéias, apresentar cases, conhecer novidades,
fazer networking e saber as últimas novidades sobre a gestão empresarial
moderna. Seu formato é interativo, com bastante tempo dedicado a intervenção e
participação dos executivos inscritos, no debate dos temas tratados.
OS PATROCINADORES
A Electro Aço Altona será a
anfitriã da 7ª Conferência Empresarial. O evento conta ainda com os patrocínios
das seguintes empresas: Free Multiagência e Tô Indo Viagens. A Câmara
Brasil-Alemanha, a Câmara Brasil-China, a Ernst & Young Terço e a VDI
(Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha). FACISC e FCDL são apoiadores
institucionais.
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