ACESSE NOSSOS
ENDEREÇOS NA REDE:
SITE: forumsul.net.br
BLOG:
forumsul.blogspot.com
TWITTER: twitter.com/forumsul
ou @forumsul
FACEBOOK: facebook.com/forumsul
LINDEKIN:
tinyurl.com/forumsul-linkedin
Como vender pela internet foi um dos temas
abordados na 11ª Conferência Empresarial
O Brasil
ainda tem muito espaço para empresas dispostas a ampliar suas vendas no mundo
virtual. Esse foi consenso geral dos participantes da 11ª edição da Conferência
Empresarial, realizada na última quinta-feira, em Blumenau.
O potencial de crescimento para informação digital é muito
grande e tem muito a ser explorado no Brasil. Atualmente 84% dos brasileiros
têm celular e 49% contam com mais de um aparelho. Foi o que apontou um estudo
coordenado pela Nielsen em 2013. Para encontrar oportunidades, as empresas
devem reinventar antigos modelos de negócios.
Ao logo de todo dia, executivos de primeiro escalão das
empresas da região, ouviram e debateram com quatro especialistas do setor quais
são os desafios e oportunidades propiciados por um mundo cada vez mais virtual e
seu impacto no marketing, na comunicação e nos modelos de negócios tradicionais,
tendo como tema central: “Os Novos Ventos na Era Digital”.
A Conferência Empresarial ofereceu a oportunidade de ouvir e
interagir com os especialistas, conhecer as mais recentes ferramentas de
negócios e avaliar como se obtém resultados tangíveis e mensuráveis ao se
promover investimentos em negócios digitais. Também analisaram se as empresas
estão preparadas para enfrentar e aproveitar o potencial desse mercado.
A Conferência Empresarial trouxe quatro conferencistas para
Blumenau: Norton Fabrizzio, diretor comercial e marketing dos jornais da RBS em
Santa Catarina; Lucas Amorim, editor de negócios da Revista Exame (Editoria
Abril); Anderson de Andrade, presidente da Associação Brasileira das Agências
Digitais (Abradi) e fundador e CEO da A2C, uma das maiores agencias digitais do
Brasil e Taisa Bornhofen, diretora da Posthaus.com, empresa líder nacional de
e-Commerce, com sede em Blumenau.
Programação e temas
abordados
A 11ª Conferência Empresarial iniciou às 7h30, com o
credenciamento dos participantes. Após a abertura, prevista para 8h30, o
executivo Norton Fabrizzio, da RBS SC, abordou o tema “Disrupção Digital e o
impacto no marketing, na comunicação e nos modelos de negócios tradicionais”. O
especialista assinalou que é preciso se diferenciar, ser relevante, ter
respostas rápidas aos anseios do consumidor. Também destacou a necessidade de se
diferenciar nesse mundo, com uma marca, pelo fato da empresa e a concorrência
estar no mesmo canal
Ainda pela manhã, Lucas Amorim mostrou quais as
“Oportunidades e desafios da tecnologia digital”. Falou sobre a forma como
consumidores e empresas se relacionam, onde o consumidor está mais engajado. Boas
histórias e bons propósitos ganham pontos, num cenário onde a mentira não tem
vez. Ressaltou ainda que as regras que valem no mundo real valem para a internet.
“Se prestar o melhor serviço, o melhor pós-venda, a empresa sai na frente”,
concluiu.
Período da tarde
No início da tarde, o conferencista Anderson de Andrade abordou
o tema “O fim dos negócios como conhecemos”. Após apresentar um raio-x do
mercado, alertou as agências de propaganda: “Elas cumprem um papel bem mais
amplo, precisando ajudar o cliente a resolver problemas nos seus negócios”
Por fim, Taisa Bornhofen, diretora da Posthaus, apresentou o
case da empresa e mostrou como
identificar o momento certo para apostar em novos canais. A profissional
mostrou números do mercado de e-commerce, onde houve crescimento de 36% em
transações e 26% em vendas, comparado ao mesmo período de 2013.
A venda de moda online caiu 40%, enquanto o varejo como um
todo teve um decréscimo de 1,3%. Mesmo assim é o líder de vendas, ao lado de
acessórios. O mercado brasileiro de e-commerce teve um faturamento de 16,06 bi
no primeiro semestre de 2014. O crescimento projetado para 2014 é de 21%.
Acesso por meio de mobile responde por 16,8% dos seis
milhões de acessos no portal de negócios da Posthaus, registrados em setembro
Encerramento
Logo após o encerramento, houve uma confraternização entre
os participantes, com degustação de vinhos.
Apoios
A 11ª Conferência Empresarial teve o Jornal de Santa Catarina
com anfitriã, ao lado da HBSIS e da Transpobrasil. O patrocínio foi da Free
Multiagência. Contou ainda com o apoio do Noticenter, Rádio Nereu Ramos, Rádio
Clube de Blumenau, Acib e Cross Cultural.
O que é a Conferência
Empresarial ForumSul?
A Conferência Empresarial Forumsul é formatada para
propiciar exposições e debates de ideias, apresentar cases, novidades e informações sobre a gestão empresarial moderna.
Cada edição conta com a participação de empresários, investidores ou executivos
com poder de decisão nas empresas.
A próxima Conferência
A próxima edição da Conferência Empresarial será em março,
com o tema inicial: "Inovação e Sustentabilidade".
Giovani Vitória
Jornalista
Informe Comunicação
Assessor de Imprensa da Forumsul Conferências Empresariais
Nenhum comentário:
Postar um comentário