terça-feira, 7 de agosto de 2012

Governança corporativa


Construindo uma empresa diferenciada (única)

por Alidor Lueders

Sintomas na empresa, como – perda de venda para concorrentes, não conseguir reter clientes, prejuízo há meses, problemas de caixa para pagamento das obrigações, falta de faturamento e resultados, etc., certamente nos levam a pergunta: o que aconteceu a nosso negócio? E se chega à conclusão que um negócio é muito mais do que:

  • na indústria, transformar a matéria-prima em produtos acabados, ou
  • no comércio, transferir mercadorias do estoque para determinados clientes,
  • ou de prestar serviços.
Deve-se levar em consideração que o futuro não pode ser previsto, devemos construí-lo.
É necessário que a empresa busque construir vantagem competitiva sustentável, corrigindo e aperfeiçoando o seu modelo de negócio, de forma a tornar o negócio como Empresa Diferenciada (única), que não tenha similar no mercado. O que não significa ser a maior, nem a melhor, significa ser diferenciada ao foco do cliente que ela pretende atender. Dever-se-á procurar oportunidades competitivas, o que exige pesquisar inovações ocorridas em outros setores e empresas e adaptá-las as necessidades de seu cliente e de seu negócio, procurando definir o novo foco. Definido o foco, é essencial que todos na empresa canalizem suas atenções e esforços naquela direção, envolvendo-se e comprometendo-se com os objetivos.
A empresa única é liderada por pessoas que enxergam de forma diferente – o mercado, os clientes, as oportunidades, a sua equipe e os resultados.
Os dirigentes e toda a sua equipe devem ter constantemente em mente:

  • o que temos ou fazemos diferente dos concorrentes?
  • qual é o propósito da empresa? Definindo Missão/Visão/Valores.
  • como vão atuar os nossos clientes e concorrentes e como nos posicionar nesse contexto?
O objetivo é servir ao cliente, pois as oportunidades e os resultados são encontrados fora da empresa – no mercado, no cliente, na construção do futuro, etc. Buscar novidades e soluções em visita a clientes, feiras e exposições, congressos, tendências, internet, redes sociais, etc. com vistas a oxigenar-se continuadamente e dar vida ao negócio, procurando-se o crescimento das vendas e o declínio dos custos e despesas com melhoria contínua da produtividade.
Na definição de estratégias discutir e construir cenários que podem auxiliar a prever o que pode acontecer, quer explorando as possibilidades e escolhendo as melhores alternativas, quer buscando novas experiências e estar disposto a aprender, decidindo que produtos lançar, o que o cliente vai valorizar, que serviços agregar, como ficar mais próximo ao cliente (filiais, franquias, representantes, etc.).
A empresa dentro dos cenários avaliados com sua equipe escolhe o foco e envolve o cliente como parceiro. A competição, numa economia aberta, exige definição de foco, compatibilizando as necessidades do cliente com as competências da empresa, o que pode pressupor inclusive a perda de alguns clientes.
Lembremos que o mercado é um alvo móvel, devemos sempre surpreender o cliente com novos produtos e serviços (inovar). A idéia é ser orientado para o cliente – identificando-o, dedicando-lhe tempo para atender suas necessidades, proporcionando-lhe resultados, enfim considerando-o parceiro. É importante trazer o cliente para conhecer a fábrica, para dar sugestões na melhoria dos produtos ou serviços oferecidos.
Com base nas informações coletadas no mercado para entender a empresa sobre produtos, mercado e competição, identificar oportunidades e construir um cenário visando renovar e inovar o que fazemos, levando em consideração os nossos pontos fortes e fracos.
Definir o foco dentro desse cenário, avaliando o conjunto de clientes cujas necessidades e expectativas pretendemos atender e compreender os desejos específicos do cliente e criar, recriar o conceito do negócio.
Concluindo, a empresa deve ter energia traduzida na intensidade, entusiasmo e comprometimento de toda a sua equipe. Deve visar preservar o seu capital intelectual, ativo mais valioso da empresa, que são os clientes e colaboradores comprometidos e entusiasmados, resultando em produtos e serviços feitos com excelência. Lembremo-nos em construir e trabalhar em equipes motivadas, lançando desafios dentro da sua competência, com vistas a trabalharem voltados para um objetivo comum, com responsabilidade, conhecimentos complementares e informações compartilhadas, estimulando a apresentação de boas idéias e procurando soluções criativas. Enfim, dedicar-se ao que a empresa quer – clientes fieis e colaboradores comprometidos,  criando-se valor e resultados para todos.

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